Tem como objetivo mostrar uma variação de temperatura.
Como funciona? Este instrumento é constituído de um bulbo de vidro totalmente vedado, separado em duas regiões conectadas por um tubo e, em seu interior, um liquido colorido muito volátil, podendo ser álcool, clorofórmio, éter e etc.
Ao encostar a mão na parte inferior do bulbo, o liquido é forçado a subir. Com o liquido na parte de cima do bulbo, basta encostar sua mão nessa região e ele retorna para o local de origem.
Ao encostar a mão na superfície do bulbo, há uma troca de calor entre ela e o vidro, porém, isso só acontece caso exista uma diferença de temperatura entre os dois corpos. O calor sempre fluirá do corpo mais quente para o mais frio.
Nosso corpo mantém uma temperatura aproximadamente constante em 37º C. O ebulidor estará em equilibro térmico com o ambiente – normalmente a uma temperatura menor que 37º C. Então, o calor fluirá da mão para o ebulidor, aumentando a temperatura média do liquido. Neste momento, o fluido começa a se movimentar de uma região para a outra.
Este fenômeno este relacionado com os efeitos da dilatação térmica e da evaporação ou ebulição.
Dilatação Térmica: É a variação no comprimento, área ou volume de uma substância, quando há variação de temperatura.
Evaporação ou ebulição: É a mudança de estado de líquido para o gasoso. Como já foi dito, o liquido no interior do ebulidor é muito volátil. Substâncias voláteis têm a propriedade de evaporar com muita facilidade, ou seja, uma pequena variação de temperatura pode causar a mudança de fase.
R. Henrique Dias, 535 - Santa Catarina, Sapucaia do Sul - RS, 93214-130
Telefone: (51) 3206-3619
WhatsApp: (51) 9 9330 3908 -
Todos os direitos reservados | Copyright © 2022 UniDidática.